O surreal acontece no universo do imaginário que ocorre além da razão, onde as pessoas fogem do cotidiano, das regras e normas impostas pela sociedade। Nesse espaço, elas se refugiam na ilusão de seus sonhos e transformam-se no que querem ser। Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo a análise do processo criativo na fotografia de moda especificamente sob essa perspectiva do imaginário lúdico e surreal। Para atender tal propósito, em um primeiro momento são aprofundados os conceitos das teorias surrealistas através de uma revisão da literatura sobre o tema। Em seguida, esse conhecimento adquirido é usado para embasar uma análise do filme de Tim Burton, Alice in Wonderland, visando identificar elementos da dialética surrealista e suas formas de apresentação na obra। As informações colhidas são apresentadas na forma de painel semântico e fornecem critérios e referências para a análise do processo criativo na fotografia de moda। Ao final, é realizada uma entrevista com profissionais da moda com questões referentes à estimulação da criatividade no cotidiano profissional
Palavras-chave: Moda. Fotografia. Surrealismo. Criatividade. Imaginário.
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